AQUI QUE NINGUÉM NOS OUVE...

quarta-feira, setembro 19, 2007

Lagoas de Bertiandos

Não sendo a primeira visita efectuada, voltei de novo à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos. Local ideal para conviver com a natureza já que para além do sossego podemos apreciar aves pouco comuns, como a Garça Real... Desta vez, o propósito não foi própriamente para fazer caminhada mas sim, na companhia do amigo Filipe, testar a minha recente aquisição da minha máquina fotográfica digital Nikon D80.

Deu para aprender algo pois o meu parceiro tem-se dedicado ''ao estudo'' de novas tecnologias e considero-o um ''bom mestre''.

Por nós, voltaremos.

A quem não conhece, vos deixo a informação sobre o local:

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (LBSPA) localiza-se nas freguesias de Bertiandos, S. Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão, a 4 Km da sede de concelho de Ponte de Lima e a 19 Km da sede de distrito de Viana do Castelo, entre o Rio Lima (Sul) e as Serras de Arga e Cabração (Norte), com acesso pela EN 202. Em termos naturais, a área enquadra-se no terço médio inferior do curso e bacia hidrográfica do Rio Estorãos, a cerca de 2 Km da foz na margem direita do Rio Lima. Os limites, com uma área total de 350 ha, seguem de acordo com Decreto Regulamentar n.º 19/2000 de 11 de Dezembro, o vale que se forma a partir da passagem do rio pela freguesia de Estorãos até à EN 202, limitada a Este pelo povoamento de Bertiandos e a Oeste por S. Pedro d´Arcos.

As LBSPA desenvolve-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos numa zona de várzea sujeita a diferentes graus de encharcamento, em que predomina a vegetação espontânea higrófila autóctone. Este espaço normalmente divide-se em duas zonas: a) a zona das tapadas, onde se inserem as lagoas, uma maior na margem direita com uma área e inundação permanente/semi-permanente, de cerca de 8,3 ha, e outra menor na margem esquerda com inundação sazonal e o Rio Estorãos bordeado com galerias de vegetação ripícola; em torno destes elementos surgem áreas de pastagens naturais normalmente limitados por sebes de compartimentação à base de folhosas; formam-se ainda neste espaço bosquetes, em expansão, de folhosas e árvores isoladas de resinosas, com excepção na colina existente contígua à lagoa maior, onde existe um povoamento florestal à base de pinheiros; b) e a zona das veigas; a veiga de Bertiandos e a veiga de Sobreiro onde se pratica a sucessão de milho, cultura sachada na Primavera/Verão, e azevém e/ou outras gramíneas no período de Outono/Inverno; embora em áreas muito reduzidas, encontramos ainda pequenas manchas agricultadas, com vinha em bordadura ou olival disperso, nas zonas limítrofes. Segundo a classificação da Convenção sobre Zonas Húmidas (Ramsar 1971), as LBSPA é um zona húmida continental, dentro dos quais se destacam os lagos de águas doce temporários ou sazonais (com mais de 8 ha) e lagos em vales de cheia, por serem um exemplo raro natural na região biogeográfica onde se inserem. Estes lagos inserem-se num sistema essencialmente lacustre com predominância da vegetação aquática emergente não persistente dentro dos quais é possível verificar a existência de manchas palustres e/ou vegetação emergente persistente ou arvoredo.

Paisagem Protegida da Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

Sem comentários:

   

contador visitante
Image Hosted by ImageShack.us