Em Paredes de Coura, na caminhada, tivemos esta criatura a dar-nos as boas-vindas...
AQUI QUE NINGUÉM NOS OUVE...
quinta-feira, novembro 23, 2006
quinta-feira, novembro 09, 2006
Andamos pela Serra DÁrga
Quando fizemos o percurso das Lagoas de Bertiandos, tinha ficado em agenda que haveríamos de fazer uma caminhada na Serra D'Arga, conjunto montanhoso que atrai as atenções a quem circula entre P. .de Lima e Viana do Castelo, dada a sua forma muito peculiar. Eis que foi chegado o momento, no dia em que as condições meteorológicas se apresentavam pouco definidas, e nos obrigaram a alterar os planos de uma outra caminhada. Se bem o pensamos melhor o fizemos, pois a par de um bom dia para a pratica desta salutar actividade, tivemos o ensejo de conhecer e ao mesmo tempo reviver em parte, saudosos tempos, em que alguns elementos do grupo, naquela zona palmilhavam caminhos, para assistirem à passagem daquele que foi um dos ícones do desporto automóvel no nosso País, o Rali de Portugal. Vencida que foi a principal dificuldade deste percurso, a íngreme subida desde S .Lourenço da Montaria até ao Alto do Corisco, cedo deu para perceber que nos encontrávamos a caminhar num espaço de beleza impar, Quase nos atrevemos dizer que, tínhamos a noção de ter o coração do Minho a nossos pés. Pois desde o mar, com a foz dos Rios Minho e Lima e toda a costa até Esposende, passando pelo vale verdejante do Lima, pode-se desfrutar de uma panorâmica esplendorosa a perder de vista, donde destacamos, por exemplo, o monte do Sameiro em Braga, as Serras do Gerês, Amarela, Soajo e Peneda, povoações como La Guardia (Espanha), V P de Ancora, Viana do Castelo, Ponte de Lima , P. Barca e Valença do Minho.
No vasto planalto podem-se encontrar zonas agrestes a par de prados verdes, alimentados por muitas linhas de agua, e que servem de pasto a inúmeras manadas de garranos que povoam aquela zona. Encontram-se também ali locais de veneração e culto , que dão lugar a concorridas romarias. Destacamos a de S.João de Arga, em 29 de Agosto e a da Sra do Minho no 1º domingo de Julho.
Em S. Lourenço da Montaria, simpática aldeia, pode-se apreciar, local bucólico, junto ao Rio Ancora bem como curioso agrupamento de pequenos cruzeiros, junto à Igreja paroquial.
Interessante coincidência, o facto de nos termos cruzado com um outro grupo de caminheiros, que ali faziam uma das suas habituais caminhadas.
"UM PAR DE BOTAS" , grupo que já conhecíamos das nossas incursões na web, e que proporcionou um curto, mas interessante convívio, que estamos certos levará a que no futuro possamos partilhar e viver experiências, bem a condizer com o gosto comum da salutar convivência com a natureza. Para eles as nossas saudações pedestrianistas
in naturezas.com